1. Identificação | |
Tipo de Referência | Tese ou Dissertação (Thesis) |
Site | mtc-m21b.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W34P/3L9LFR8 |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m21b/2016/03.03.15.55 |
Última Atualização | 2016:07.15.14.13.40 (UTC) marcelo.pazos@inpe.br |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/mtc-m21b/2016/03.03.15.55.38 |
Última Atualização dos Metadados | 2018:06.04.02.40.36 (UTC) administrator |
Chave Secundária | INPE-17698-TDI/2454 |
Chave de Citação | Lemos:2016:MoAvRi |
Título | Um modelo de avaliação de risco para projetos aeroespaciais |
Título Alternativo | A risk assessment model for aerospace projects |
Curso | CSE-ETES-SPG-INPE-MCTI-GOV-BR |
Ano | 2016 |
Data | 2016-03-07 |
Data de Acesso | 11 maio 2024 |
Tipo da Tese | Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais) |
Tipo Secundário | TDI |
Número de Páginas | 106 |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 1401 KiB |
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2. Contextualização | |
Autor | Lemos, Julio Cesar |
Banca | Francisco, Maria de Fátima Mattiello (presidente) Chagas Junior, Milton de Freitas (orientador) Villela Neto, Thyrso Bogossian, Otávio Luiz Urbina, Ligia Maria Soto |
Endereço de e-Mail | juliolemos81@gmail.com |
Universidade | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Cidade | São José dos Campos |
Histórico (UTC) | 2016-03-03 15:56:11 :: juliolemos81@gmail.com -> yolanda :: 2016-03-03 16:40:07 :: yolanda -> juliolemos81@gmail.com :: 2016-03-03 16:52:47 :: juliolemos81@gmail.com -> administrator :: 2016-03-06 06:33:26 :: administrator -> yolanda :: 2016-03-24 13:03:58 :: yolanda -> juliolemos81@gmail.com :: 2016-04-26 12:58:14 :: juliolemos81@gmail.com -> yolanda :: 2016-05-02 13:34:17 :: yolanda -> juliolemos81@gmail.com :: 2016-05-06 13:57:27 :: juliolemos81@gmail.com -> administrator :: 2016-06-06 16:55:02 :: administrator -> yolanda :: 2016-06-06 18:31:52 :: yolanda -> administrator :: 2016-07-09 00:30:49 :: administrator -> yolanda.souza@mcti.gov.br :: 2016-07-14 14:03:23 :: yolanda.souza@mcti.gov.br -> marcelo.pazos@inpe.br :: 2016-07-15 13:51:07 :: marcelo.pazos@inpe.br :: -> 2016 2016-07-15 16:09:06 :: marcelo.pazos@inpe.br -> administrator :: 2016 2018-06-04 02:40:36 :: administrator -> :: 2016 |
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3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Palavras-Chave | complexidade gestão de risco incerteza sistêmica tomada de decisão nível de maturidade da integração inovação tecnológica complexity risk management systemic uncertainty decision-making integration maturity level technologic innovation |
Resumo | Sistemas de categorização de projetos surgem como processos organizacionais que estabelecem a ponte entre gerenciamento de portfólios, estabelecendo critérios de seleção de projetos, e gerenciamento de projetos, identificando seus maiores riscos. A complexidade crescente dos projetos aeroespaciais e a demanda por tecnologias inovadoras introduzem um alto nível de incerteza nos projetos. O objetivo desta pesquisa é propor um sistema de categorização de projetos aeroespaciais visando à definição de critérios de seleção de projetos e ao gerenciamento de seus riscos. O modelo de referência, a partir do qual serão propostos refinamentos, avalia o projeto em quatro dimensões: Novidade, Tecnologia, Complexidade e Ritmo (NTCR). Estes refinamentos visam captar as nuances da complexidade que são relevantes como fontes de riscos em projetos da indústria aeroespacial. A dimensão complexidade do modelo NTCR faz uma avaliação de nível hierárquico ou de escopo do projeto. No entanto, projetos de um mesmo nível hierárquico podem possuir níveis diversos de complexidade. O modelo refinado, proposto neste trabalho, substitui a dimensão complexidade do modelo NTCR por uma dimensão baseada em níveis de maturidade de integração (IRL) do sistema considerado no projeto. A escala da dimensão tecnologia passa a representar a maturidade tecnológica (TRL). O produto das dimensões IRL e TRL define uma dimensão associada à maturidade sistêmica (SRL). Esta dissertação sustenta que o SRL introduz uma dimensão representativa do nível de incerteza sistêmica do projeto que está sendo avaliado. Desta forma, além das incertezas tecnológicas e comerciais, previstas originalmente no modelo NTCR, é possível se avaliar o nível de incerteza sistêmica do projeto. O SRL introduz um caráter dinâmico à avaliação de projetos aeroespaciais, permitindo que se considere o ciclo de vida de produto a partir do modelo chain-linked. As métricas do SRL são aplicadas às fases do modelo chain-linked como auxílio à tomada de decisão na passagem de fases deste ciclo de vida. Foram realizados dois estudos de caso: o satélite CBERS-2B e o foguete VSB-30. Os resultados do CBERS-2B mostraram os pontos críticos de desenvolvimento que, de fato, foram considerados neste projeto. Os resultados do VSB-30 indicaram a versatilidade do modelo para a identificação de oportunidades de aprendizagem organizacional, derivadas do uso do produto em seu ambiente operacional. Este trabalho proporcionou uma discussão sobre a natureza da complexidade e suas implicações no gerenciamento de riscos. O modelo refinado se mostrou eficaz na avaliação das incertezas de projetos aeroespaciais. ABSTRACT: Project categorization systems emerge as organizational processes that establish the link between portfolio management, establishing project selection criteria and project management, identifying their greatest risks. The growing complexity of aerospace projects and the demand for innovative technologies introduce a high level of uncertainty in projects. The objective of this research is to propose a system of categorization for aerospace projects to the definition of project selection criteria and management of its risks. The reference model, from which refinements are proposed, evaluate the project in four dimensions: novelty, technology, complexity and pace (NTCP). These refinements aim to capture the nuances of complexity that are relevant as risk sources in aerospace projects. The complexity dimension of NTCP model is a hierarchical or project scope assessment. However, projects of the same hierarchical level can have different levels of complexity. The refined model proposed in this work, replaces the complexity dimension of NTCP model by a dimension based on integration maturity levels (IRL) of the system considered in the project. The scale of the technology dimension now represents the technological maturity (TRL). The product of the IRL and TRL dimensions defines a dimension associated with systemic maturity (SRL). This dissertation argues that the SRL introduces a representative dimension of systemic uncertainty of the project being evaluated. Thus, in addition to the technological and commercial uncertainties, originally provided for in NTCR model, it is possible to evaluate the systemic uncertainty of the project. The SRL introduces a dynamic character to the evaluation of aerospace projects, allowing them to consider the product life cycle from the chain-linked model. The SRL metrics are applied to the phases of the chain-linked model as an aid to decision-making in the phase transition of this life cycle. Two case studies were conducted: the CBERS-2B satellite, and the VSB-30 rocket. The results of the CBERS-2B showed the critical points of development that, in fact, were considered in this project. The results of the VSB-30 showed the versatility of the model to identify opportunities for organizational learning, derived from the use of the product in its operating environment. This work provided a discussion of the nature of complexity and its implications for risk management. The refined model has proven effective in the evaluation of aerospace project uncertainties. |
Área | ETES |
Arranjo | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > CSE > Um modelo de... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | originais/@4primeirasPaginas.pdf | 14/07/2016 10:01 | 186.7 KiB | originais/Avaliação Final Pagina 2 - Julio Cesar Lemos.pdf | 06/05/2016 12:23 | 31.7 KiB | originais/Dissertacao_final.doc | 06/06/2016 15:44 | 1.1 MiB | originais/Dissertacao_final.pdf | 06/06/2016 15:43 | 1.2 MiB | |
Conteúdo da Pasta agreement | |
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4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3L9LFR8 |
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Idioma | pt |
Arquivo Alvo | publicacao.pdf |
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Visibilidade | shown |
Licença de Direitos Autorais | urlib.net/www/2012/11.12.15.10 |
Detentor da Cópia | SID/SCD |
Permissão de Leitura | allow from all |
Permissão de Atualização | não transferida |
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5. Fontes relacionadas | |
Repositório Espelho | sid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.22 |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3F35BSP |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/bibdigital/2013/10.14.22.20 3 |
Acervo Hospedeiro | sid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20 |
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6. Notas | |
Campos Vazios | academicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype |
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